Nossas Origens

Cristãos, Brasileiros, Presbiterianos

>> A igreja Presbiteriana do Brasil faz parte da comunidade cristã que, desde os dias apostólicos, tem reconhecido Jesus como o seu único e suficiente Salvador e Senhor. Ao longo dos séculos, houve desvios da fé, mas, em alguns pontos da história, movimentos de reforma e de avivamento foram usados por Deus para restaurar o seu povo e fazer com que a mensagem do evangelho chegasse até nós.

Martinho Lutero

Nossas Crenças

>> Somos herdeiros da reforma protestante do século 16, o movimento que foi a volta para às Escrituras sagradas, esquecidas e desrespeitadas por muitos. Sustentamos as doutrinas características de todos os cristãos, incluindo a Trindade; a verdadeira Deidade e verdadeira Humanidade de Jesus Cristo; a necessidade do sacrifício de Jesus para expiação dos pecados; a igreja como uma instituição divinamente estabelecida; a inspiração da Bíblia; a exigência para que os cristãos tenham uma vida com ética e justiça; e a ressurreição do corpo.

Outras doutrinas bíblicas que sustentamos nos definem mais especificamente como cristãos evangélicos. Essas doutrinas são, por exemplo: a salvação exclusivamente por meio de Cristo; a justificação somente pela graça por meio da fé (pois nenhum ser humano é capaz de cumprir a lei de Deus); a necessidade do arrependimento e do novo nascimento; a responsabilidade de a igreja anunciar o evangelho aos que não o conhecem; e o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo no final dos tempos.

A doutrina bíblica que mais nos caracteriza é a da Soberania de Deus. Segundo ela mesma revela nas Escrituras, Deus domina sobre todas as coisas. Ele é a realidade última e absoluta. Ele é a verdade e a sua vontade é lei para todos em todas as áreas da vida. Devemos agradá-lo como culto que lhe prestamos reunidos, mas também devemos adorá-lo com o nosso trabalho e as atividades de todo o dia.

As doutrinas bíblicas como as entendemos estão expostas em nossos Símbolos de Fé que são: A Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo de Westminster.


Ashibel Green Simonton - Fundador da IPB

Organização Religiosa

>> Nós nos reunimos em comunidades locais como a Bíblia nos ensina a fazer. Conforme o modelo do Novo Testamento, cada igreja local é dirigida pelo Conselho, um grupo de presbíteros que tem a responsabilidade de pastorear a comunidade (Atos 20. 17,28;1Pe 5.1-4). Os presbíteros que se dedicam a ensinar as escrituras ao povo recebem o nome de pastores-mestres (Efésios 4.11), presbíteros docentes (1Timóteo 5.17) ou ministros da palavra (1Timóteo 4.6). Como se conclui desses textos bíblicos, é responsabilidade de todos os presbíteros pastorear e supervisionar a comunidade, isto é, cuidar dela (vem daí o nome Igreja Presbiteriana). A igreja Presbiteriana do Brasil é a federação de igrejas presbiterianas locais espalhadas em nosso país.

Objetivos

>> Nosso maior objetivo é glorificar a Deus, reunindo-se para adorá-lo e promovendo a educação cristã que vai alcançar descrentes e ajudar no desenvolvimento dos convertidos. Assim, os crentes poderão viver do modo que agrada a Deus e anunciar o evangelho de Jesus aos que não o conhecem.

Se você ainda não conhece a Igreja Presbiteriana do Brasil, o nosso convite esta feito, existe uma igreja Presbiteriana sempre perto de você, acesse o mapa (neste link), e procure a IPB mais perto da sua casa, com certeza você será edificado com a genuína Palavra de Deus.